terça-feira, 14 de maio de 2013

O Cliente Tem Sempre Razão?

     O cliente tem sempre razão? Esse é um debate sempre muito interessante em qualquer ambiente de Vendas. Principalmente quando a conversa direciona-se para “demitir” clientes.
 
     Sou defensor fervoroso de demitir clientes em algumas situações, mas nem todo mundo concorda comigo. Algumas pessoas concordam, mas depois não fazem nada, já que demitir um cliente tem vários inconvenientes:        
  1. Você obviamente perde o cliente e, com isso, o faturamento que ele traz.
  2. Você tem que passar pelo possível constrangimento de ter que comunicar, de maneira delicada, mas firme, que não vai mais atender o cliente.
  3. Você corre o risco do cliente fazer uma cena, reagir mal, etc.
      Mesmo assim, acredito que existam tipos de clientes cujo atendimento tem um retorno negativo sobre o tempo, energia e dinheiro investidos.
 
Quando demitir um cliente?
  1. Quando o cliente é grosso, mal-educado, inconveniente e/ou falta ao respeito com as pessoas que o atendem na empresa.
  2. Quando o cliente é deficitário, ou seja, atendê-lo não dá lucro e ele não aceita pagar mais pelos produtos/serviços.
  3. Quando o cliente demanda tanto tempo e energia para atendê-lo, sem compensação financeira, que outros clientes acabam sendo mal atendidos.
  4. Quando o cliente falta à ética e claramente desrespeita os valores nos quais você acredita.
               (Raúl Candeloro, E-zine VendaMais)

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